fbpx

Arquivo mensal agosto 2018

porJoão Cláudio

Formulação de Quesitos e Antecipação de Atos Processuais

O que são os atos processuais e quesitos e como eles podem te ajudar?

O processo judicial é composto por uma série de atos processuais. Estes atos servem para dar continuidade e também tomar certos rumos no processo de acordo com o andamento do mesmo. Como você pode ver em nosso último post aqui, um ato processual muitas vezes é motivo de discórdia entre os atuantes do processo. Dessa forma o processo acaba necessitando de um perito no assunto para que ele dê um parecer de especialista. Então o parecer do especialista auxilia o juiz para que este possa dar seu veredito. Mas não é apenas em situações como esta que um perito pode auxiliar no decorrer de uma ação judicial. Muitas vezes ele pode trabalhar com a equipe do cliente na formulação de estratégias e antecipação de sucesso nas ações.

Os procedimentos e decisões na ação judicial  demandam uma perfeita integração entre cliente, advogado e assistente técnico. Quanto maior a integração, maiores serão as chances de sucesso numa ação judicial. Também é necessária a avaliação delicada de cada estratégia a ser seguida no rumo do processo. Devem ser avaliadas as possibilidades de sucesso bem como efetuar a antecipação de atos processuais. Desta forma agindo para que nenhuma decisão no processo tenha um resultado negativo. Assim, resultando em prejuízo ou resultado negativo para o cliente e advogado.

Ao fim de toda esta análise e formulação de estratégias a serem adotadas durante a ação judicial, por fim, devem ser formulados então os quesitos. O quesito é  o último de vários procedimentos, com grande importância para o sucesso da ação dependendo da qualidade do trabalho realizado pela equipe.

porJoão Cláudio

Qualidade do Laudo Pericial e Sucesso na Ação Judicial

O que é o laudo pericial?

Em muitos casos as ações judiciais chegam a discordâncias que precisam de uma análise profissional específica. Para tal análise é necessário um profissional técnico ou especialista no assunto da discórdia para que sejam trazidas informações pertinentes ao caso. Após o trabalho de análise o profissional que o realizou deve gerar um laudo pericial, que traduz as impressões captadas pelo técnico ou especialista por meio de seus conhecimentos. Este laudo será usado para solucionar pontos de desavenças em processos judiciais, pois é um dos meios de prova utilizados pelo juiz para decretar a sentença.

O laudo pericial difere-se do parecer pois o parecer pois trata-se de uma resposta à  consulta de dados pré-existentes feita por uma das partes da ação judicial. Assim, o laudo se torna ferramenta importantíssima para a resolução de uma ação judicial. Por isso o laudo deve ser imparcial e mostrar as informações ao magistrado (a) de forma imparcial e à luz do especialista que gerou o laudo.

Desta forma os laudos devem ser elaborados de forma que o magistrado (a) possa ler e entender o que foi realizado e está sendo proposto de forma simples. Laudos extensos, sem resumo explicativo, com excesso de termos técnicos, por mais bem fundamentados que sejam, podem tornar a leitura enfadonha. Assim não atingindo os objetivos que são o de elucidar o feito aos profissionais de direito sob a luz da engenharia.

 

Como a Confidence Avaliações gera seus laudos

Os laudos produzidos pela Confidence Avaliações apresentam  um forte embasamento técnico e atendem rigorosamente às Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além da nossa experiência pessoal, fazemos parceria com diversos profissionais de outras especializações com comprovada atuação técnica. Esses procedimentos transmitem e garantem uma maior confiabilidade de suas proposições elevando significativamente o grau de sucesso na ação judicial.

Se interessou por nosso conteúdo? Confira os outros artigos em nosso Blog.