fbpx

Arquivo mensal fevereiro 2019

porJoão Cláudio

Tecnologia ajuda a transformar sítio em rentável propriedade produtora de café

Aqui na Confidence Avaliações, sempre buscamos inovar em nossa área de atuação e trazer as tecnologias mais modernas para nossos clientes, como você pode ver neste post por exemplo. Desta vez, trazemos o exemplo de uma família em Cássia, Minas Gerais, que usou tecnologia para transformar um sítio que produzia café em uma propriedade lucrativa e tecnológica.

A propriedade da família Xavier tem apenas 16 hectares e se encontra a uma altitude de 1000 metros. Começando com 17 mil pés de café, Thiago e Josilaine buscaram cursos e aprimoramentos para melhorar a produtividade de sua propriedade. Também contrataram o agrônomo Leonardo Oliveira para também auxiliar a melhora da condição da plantação.  Segundo Leonardo, o foco da produção é associar a alta qualidade da bebida com uma alta produtividade. Desta forma, é proporcionada uma rentabilidade maior para os produtores Thiago e Josilaine.

Para que as plantas recebam os nutrientes necessários para a produção e consigam uma boa colheita, o agrônomo recolhe folhas do pé de café e amostras do solo para análise. Com a análise, é possível identificar como deve ser tratada a planta para que a produção seja ideal.

Outra inovação trazida para a propriedade é a preocupação com a sustentabilidade na manutenção da lavoura. Para deixar as plantas saudáveis, o uso de agrotóxicos são controlados e assim, o gasto é reduzido ao mínimo.

Com estas medidas, foi possível à Josilaine se concentrar na torra do café. Ao invés de intermediadores e centralizou o processo para dentro da própria fazenda. Assim, Josilaine torra e mói os grãos e vende para restaurantes, hotéis e supermercados da cidade de Cássia. Esta eliminação de intermediários possibilitou o aumento do faturamento da fazenda.  

Um Novo Desafio com o Café

Com a produção consolidada e o processo otimizado, a família Xavier resolveu enfrentar um novo desafio: produzir café especial. Com a ajuda de Márcio Braga, que é mestre de torra e barista, a família adaptou sua produção para que houvesse a produção do café especial. Com a ajuda de Márcio, por exemplo, a família realiza a colheita seletiva. O processo consiste em medir a porcentagem de açúcar do fruto do café através de um aparelho, o refratômetro. Com este processo, é possível que apenas os frutos mais maduros sejam colhidos. O café especial pode chegar em um preço de até R$1500,00 a saca, como relata Thiago.

Aqui na Confidence Avaliações sempre prezamos em utilizar tecnologia de ponta para que nossos clientes atinjam seus objetivos com maior qualidade e em menor prazo. Além disso, a Confidence trabalha com profissionais especialistas para a orientação junto com os clientes.



porJoão Cláudio

Ajuste de Avaliação Patrimonial

É muito importante corrigir o valor dos ativos e passivos no ajuste de avaliação patrimonial para evitar futuros problemas fiscais.

O blog da Confidence trata não só da parte técnica das avaliações e perícias, mas também abordamos, de forma sistêmica, a legislação. É muito importante entender qual é a base legal das atividades realizadas para que se evite futuros problemas fiscais e judiciais. Neste texto falaremos do Ajuste de Avaliação Patrimonial.

O que é o Ajuste de Avaliação Patrimonial?

A Ajuste de Avaliação Patrimonial recebe os valores revistos que são de propriedade do imóvel ou da entidade. Isto é, trata-se de uma atualização de valores de ativos e passivos com base no valor justo. O valor justo, por sua vez é o valor de um item similar em um mercado ativo, obtidos em modelos matemáticos-estatísticos ou em um fluxo de caixa.

O valor justo de terrenos e edifícios geralmente é avaliado a partir de indicações do mercado, por meio de outras avaliações feitas por avaliadores qualificados profissionalmente. É importante ressaltar também que o valor justo de itens de instalações e equipamentos é normalmente o seu valor de mercado definido por avaliação.

Qual é a base do Ajuste de Avaliação Patrimonial?

O Ajuste de Avaliação Patrimonial tem como base o Artigo 183 da Lei n° 6.704/76, que determina que a mesma deve ser feita segundo os seguintes critérios:

a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda; e
b) pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de crédito.

Com que frequência devo realizar o Ajuste de Avaliação Patrimonial?

O Ajuste de Avaliação Patrimonial não tem uma frequência definida, ela depende, na realidade, das mudanças dos valores justos do ativo que está sendo revisto. Sempre que o valor justo de um ativo é diferente de seu valor contábil, ele deve ser revisto. Por isso, existem itens que devem ser revisto com maior frequência e outros, com uma menor frequência.

A Confidence Avaliações preza sempre pela melhor qualidade e eficiência em suas avaliações e perícias, por isso conta com profissionais com alta expertise para realizar todo tipo de avaliação e perícia e fazer seu negócio se desenvolver e crescer com segurança.